quinta-feira, 11 de junho de 2009

À vontade mesmo - Raul de Souza e Claudio Roditi no Improviso, sábado 13.06

O tema de Raul de Souza, À vontade mesmo, abre o Improviso deste sábado (13.06.09), na versão apresentada por Claudio Roditi em seu disco mais recente, Brazilliance X4. O cd foi editado em Los Angeles, pelo selo Resonance Records, em 2008. E traz um repertório com temas clássicos que marcaram o início da Bossa Nova.

E o próprio Raul de Souza também é destaque com seu álbum Jazzmim, editado pela Biscoito Fino em 2006, mas que continua sendo trabalho mais novo. Aqui embaixo um vídeo com um ótimo papo e boa música. Raul de Souza foi quem apresentou o jazz a Airto Moreira, que conta como foi.




Raul de Souza esteve em Brasília, em março passado, fazendo o lançamento do disco Jazzmim em um show no Clube do Choro. Lá ele tocou com acompanhado por um time de craques da cidade: Renato Vasconcelos, nos teclados; Osvaldo Amorim, no baixo; e Leander Mota, na bateria.

No Improviso, Raul de Souza inicia tocando Tema para Raul, escrita por Mario Conde, que é o guitarrista do grupo grupo que acompanha o trombonista no disco, a banda Na Tocaia.


Nesta peça, Raul de Souza não toca o trombone de vara, que vemos na foto, mas seu famoso Souzabone. É o instrumento que ele inventou, uma variação do trombone, com quatro válvulas, ao invés das três tradicionais.

Depois ouviremos sua leitura do tema Luiza, de Tom Jobim. Na abertura dessa peça, podemos ouvir a voz de Raul de Souza, não cantando, mas recitando. Ele faz a introdução com o poema Grafia Nua, de Silvana Leal.


Raul de Souza fecha o bloco com o tema que ele escreveu em homenagem a pequena vila de St. Remy, que fica na Provença francesa, uma região de rara beleza.

Depois de ter morado nos Estados Unidos por quase 20 anos, Raul de Souza estabeleceu sua residência em Paris. Sua vida está divida entre a França e o Brasil, com temporadas por aqui e por lá, além de excursões por todo o mundo. Por isso, foi um grande privilégio podermos escutar Raul de Souza, ao vivo, aqui, em "casa".

Flavio de Mattos e Raul de Souza


O Improviso segue com Claudio Roditi, que é o melhor trompetista brasileiro quase desconhecido no Brasil. Ele deve ter uns 20 discos editados pelo Mundo, e nenhum aqui. Contudo, para os ouvintes de Improviso ele é tão famoso, como merece.



Aí acima temos Claudio Roditi tocando uma peça de sua autoria, que é como seu cartão de visitas: Gemini Man. Nascido em maio de 1947, Roditi é Geminiano. Com ele estão está o grupo que o acompanha no cd Brazilliance X4: Hélio Alves, no piano; Leonardo Cioglia, no baixo; e Duduka da Fonseca, na bateria. Essa é a peça que fecha o Improviso.

Antes ouviremos Quem diz que sabe, de João Donato e Paulo Sérgio Valle; e Rapaz de bem, de Johnny Alf. Dois temas de quando o movimento que se desenvolvia na música popular brasileira começava a ser chamado de Bossa Nova.

Depois ele toca Pro Zeca, famoso tema escrito por seu amigo Victor Assis Brasil, músico fabuloso que morreu muito jovem. Claudio Roditi viajou para os Estados Unidos, nos anos 70. junto com Victor Assil Brasil. Eles foram estudar no Berklee College, de Boston, a mais prestigiosa escola superior de música, dedicada, especialmente, a formar músicos de jazz. Roditi ficou por lá, e até hoje mora nos Estados Unidos.

Improviso vai ar na Senado FM, 91.7, em Brasília, no sábado, às 18h30, com reapresentação na sexta-feira (19.06.09), às 23h00.

Na Internet, no endereço: senado.gov.br/radio

Nenhum comentário:

Postar um comentário