quarta-feira, 24 de junho de 2009

Cama de Gato no Improviso, sábado, 27/06




Essa aí acima é a primeira formação a banda Cama de Gato. É, talvez, o grupo mais antigo em atividade no Jazz Brasileiro. Vem de meados dos anos 80.

Aqui temos Rique Pantoja, nos teclados; Arthur Maia, no baixo; Mauro Senise, nos saxes e flautas; e Pachoal Meirelles, na bateria.

O tema que apresentam é a composição de Arthur Maia "Por que não fui a Berklee !?", do disco Guerra Fria, de 1988.

Eu me surpreendi de ter encontrado, por puro acaso, essas imagens no You Tube. Nunca havia um vídeo do Cama de Gato da primeira formação. Não há indicações sobre a apresentação. Parece ser algum programa da TV Educativa do Rio de Janeiro.

Foi quando me dei conta de que fazia tempo que o Improviso não tocava o Cama. Por isso resolvi recuperar um programa antigo que tem uma excelente amostra do trabalho desse grupo.

Nas imagens abaixo temos a formação mais recente do Cama de Gato, em que Jota Moraes substitui Pantoja nos teclados e André Neiva entra no lugar de Arthur Maia. Mauro Senise e Paschoal Meirelles seguem nos sopros e na bateria. Mingo Araújo é o reforço na percussão.

O tema que ouvimos é Gonzaguendo, de Jota Moraes, que abre o disco de 1993, Dança da Lua. Também não há maiores detalhes sobre o vídeo, mas foi postado no You Tube pelo baixista André Neiva.

Nenhuma das duas peças vão estar no programa, que centrará uma parte no trabalho solo de Mauro Senise. Por isso, aproveitem os vídeos. Mas logo faremos outros programas com o Cama de Gato em que essas peças serão incluídas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário