sábado, 29 de novembro de 2008

João Donato de volta ao Improviso


O grande João Donato está de volta a Improviso, depois de um tempo ausente. Neste sábado (28) ele é o destaque do programa, na Senado FM, às 18h00. O Improviso focaliza especialmente as parcerias de João Donato com Gilberto Gil, que integram o disco Lugar Comum, de 1975.


O disco Lugar Comum traz a aproximação de Donato com as letras. Sempre dedicado à composição de melodias e arranjos, poucas de suas músicas podiam ser cantadas. Nos anos 70, João Donato havia voltado dos Estados Unidos, depois de morar fora mais de quinze anos. Foi chamado para fazer os arranjos e participar do grupo que acompanharia Gal Costa no disco Cantar.


Por intermédio de Gal, ficou amigo da confraria dos baianos e na convivência surgiram as parcerias com Gilberto Gil. Donato conta que Gil chegou a escrever letras para cinco de seus temas em apenas uma noite.


Depois foi a vez de Caetano Veloso. João Donato ensaiava com Gal as canções do show de lançamento do disco Cantar. Caetano apareceu no teatro com uma letra que havia escrito sobre um dos temas instrumentais de Donato. Chamou-a Naturalmente. Foi nessa fase que Caetano também pôs letra na melodia de A rã.


No Improviso deste sábado ouviremos a versão instrumental de A rã, que está no disco Amazonas, editado pelo selo Elephant Records, de Denver, no Colorado (EUA), no ano 2000. Neste disco, mais jazzístico, João Donato apresenta seu trabalho no formato do trio básico: piano, baixo e bateria. Donato está no piano; Jorge Helder no baixo e Cláudio Slon na bateria.


Eis aí o set list do programa.



O Grande Donato


Seleção



1 – Bananeira (Trio)

2 – Bananeira (Lugar Comum)

3 – Amazonas (Trio)

4 – Tudo tem (Lugar Comum)

5 – Sugar cane breeze (Trio)

6 – Emoriô (Lugar Comum)

7 – Sambolero (Trio)

8 – Que besteira (Lugar Comum)

9 – Alegria pra cantar (Trio)

10 – Lugar comum (Lugar Comum)

11 – Café com pão (Trio)

12 – Naturalmente (Lugar Comum)

13 – A rã (Trio)

14 – Patumbalacundê (Lugar Comum)


Nenhum comentário:

Postar um comentário