sábado, 22 de novembro de 2008

Great Performances, neste sábado, em Improviso, na Senado FM



A edição de Improviso deste sábado, às 18h00, traz grandes performances, ao vivo, de alguns dos maiores mestres do jazz. Pode parecer estranho que seja Caetano Veloso que abra o programa. Mas ele canta uma peça clássica do repertório jazzístico internacional: Let's face the music and dance, de Irvin Berlin. Esse foi um dos temas que apresentou em seu concerto na Itália, Omaggio a Frederico Fellini e Giulieta Masina, em 1999.

Jacques Morelembau fez o arranjo, dirigiu a orquestra e tocou o cello, com Luiz Brasil no violão; Jorge Helder no baixo; e Carlos Balla na bateria.

O tema seguinte é Chayenne, com o trio de um dos mestres do baixo no jazz brasileiro, Paulo Russo. Com ele estão Mario Boffa no piano; e Ivan Conti, o Mamão do Azimuth, na bateria. A peça faz parte do disco Sem Fronteiras, produção independente, de 2007.

Depois, um dos mestres da história do Jazz em todos os tempos, Miles Davis, lidera uma all star band em uma versão longa de Autumn Leaves. Cannonball Adderley está no sax alto; Miles Davis no trumpete; Hank Jones no piano; Sam Jones no baixo; e Art Blakey, na bateria. A gravação é de 1958 e tem onze minutos do mais puro jazz.

Outro importante destaque é a presença do sax tenor de Dexter Gordon no clássico Body and Soul. O tema foi gravado ao vivo no Keystone Korner, um clube de jazz de São Francisco, em setembro de 1978. Com Gordon estão George Cables no piano; Rufus Reid no baixo e Eddie Gladden na bateria. A peça está no disco Ballads e a performance se extende por maravilhosos 17 minutos

Um dos mestres do trumpete no jazz da atualidade é o brasileiro Cláudio Roditi. Com ele vamos ouvir o standard de George e Ira Gershwin, But not for me. Com Roditi estão Paquito D´Rivera no sax e clarineta; Kenny Barron no piano; Ray Drummond no baixo e Ben Riley na bateria. São 14 minutos de jazz, com o sotaque brasileiro do maestro Roditi.

Ouça a Senado FM, 91.7


Nenhum comentário:

Postar um comentário