segunda-feira, 24 de junho de 2019

O jazz lírico da cantora Quiana Lynell


Aos 37 anos, a cantora Quiana Lynell está lançando seu primeiro disco. Baseada em New Orleans, Lynell traz um trabalho maduro, em que as raízes do blues e dos jazz veem embaladas por sua perfeita técnica. Antes de dedicar-se ao jazz, Quiana formou-se em canto lírico na Universidade Estadual da Louisiana. Ela já foi a principal soprano da Orquestra Sinfônica de Baton Rouge, sua cidade natal, e é professora de canto da Universidade Loyola, em New Orleans.

“Eu não gostava do mundo da música clássica, com sua exagerada competição e a rigidez de suas regras. Eu percebi que eu era alguém que queria quebrar regras, improvisar, inventar meus próprios caminhos, por isso, me afastei”, explica assim Quiana Lynell a sua relação conflituosa com o canto lírico.

Deixar a iniciante carreira no mundo clássico, na época, cobrou um preço alto à jovem cantora, afastando-a da música. Ao mesmo tempo, sua vida foi tomando outro rumo, com um casamento, o nascimento de filhos e a necessidade de se manter. Assim Quiana Lynell foi parar como atendente no call centerde uma operadora de telefonia. Nos intervalos do trabalho, os funcionários costumavam brincar de karaokê e ela, claro, era o grande destaque.

Por insistência de uma colega, começou a participar, com ela, dos ensaios de uma banda de blues. A partir dessa experiência, Lynell resolveu retornar ao mundo da música. Em 2011, ela deixou a empresa e conseguiu um emprego como professora de música em uma escola primária de Baton Rouge. Ganhava menos, mas tinha mais tempo para estudar e cantar em algumas apresentações.

Sua vida mudou de rumo, definitivamente, em 2017, quando ganhou o Concurso Sarah Vaughan, de jazz vocal. Como parte do prêmio, Quiana Lynell ganhou um contrato com a gravadora Concord, uma das mais prestigiosas do jazz. De lá para cá, as oportunidades começaram a aparecer. A primeira, e mais importante, foi a participação na turnê do trompetista Terence Blanchard, que acabou se tornando um mentor da cantora.

Blanchard continua orientando a carreira de Quiana Lynell. A seu convite, a cantora se apresentou, no ano passado, no grande show que celebra o Dia Internacional do Jazz, o 30 de abril. “Foi uma coisa louca”, explica Quiana. “Eu estava ali, tocando com as pessoas que idolatrava. Encontrei um grupo de pessoas fantásticas, dedicadas, dispostas a ajudar-me a desenvolver meu talento”.

Todo o talento de Quiana Lynell pode ser comprovado com seu disco A Little Love(2019), que acaba de ser lançado pela Concord Records. Nele, a cantora passeia sua voz por clássicos do jazz e do blues como They All Laughed, dos Gershwin; Hip Shakin' Momma, de Irma Thomas; e You Hit The Spot, de Gordon e Revel.

No vídeo a seguir temos uma apresentação de Quiana Lynell, gravada em 28 de março último, em que ela canta algumas das músicas de seu disco e conta um pouco de sua carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário