sábado, 20 de dezembro de 2008

O Jazz do Natal em Improviso, neste sábado 20.12, às 18 horas


(Frank Sinatra e Bing Crosby cantando Jingle Bells)

No programa de hoje (20.12), Frank Sinatra, sem Bing Crosby canta a tradicional canção Jingle Bells na abertura. Entre outras atrações de Improviso estão Ella Fitzgeral, Billie Holiday, Benny Goodman e Louis Armstrong, cantando uma belíssima versão de White Christmas.

Improviso descobriu uma coletânea editada na Alemanha pelo selo Classic Music, que traz, em dois volumes, alguns dos grandes intérpretes do jazz internacional apresentando canções natalinas. São as músicas que conhecemos dos filmes de Hollywood, falando de neve, Natal Branco e Santa Claus, o Papai Noel americano.

Em destaque ainda a canção de Natal que o ex-beatle John Lennon escreveu nos anos 70, Happy Xtmas (War is Over). Esta é, talvez, uma das mais belas canções natalinas de todos os tempos, por sua forte mensagem em favor da paz e do entendimentos entre todos os povos. "É Natal para ricos e para pobres, para negros, brancos, amarelos e vermelhos", diz Lennon em sua letra.

"A guerra acabou, se você assim o quer". A mensagem de John Lennon nos lembra que a realidade é construída por nós mesmos, com nossa vontade. Se assim o desejamos, temos que buscar com que se realize.

Não temos guerra no Brasil, mas isso não significa que vivamos em paz. A violência faz parte de nosso dia a dia em todas as grandes cidades desse país. Saímos às ruas com medo que uma bala perdida nos encontre. Ou que sejamos sorteados com a loteria do azar e seja nossa vez de sermos assaltados. Não caem bombas sobre nossas cabeças mas o medo é igual.

Por isso, a mensagem de paz de John Lennon é igualmente atual para nós. Queremos poder vivermos em paz. Desejamos todos o fim da violência, e da miséria que dá origem a todas nossas mazelas.

Que tenhamos todos, juntos, o mesmo desejo, para que tenhamos força de torná-lo realidade.

Um 2009 de Paz, de paz verdadeira neste País.

Que seja o primeiro na construção dos melhores anos do resto de nossas vidas.

São os votos de Flavio de Mattos, o produtor e apresentador de seu Improviso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário