sábado, 6 de junho de 2009

Bossa Três e o Acordeom de Jo Basile

Gravado nos Estados Unidos em 1963, o álbum Bossa Três e Jo Basile é o destaque deste sábado (06.06.09) no seu Improviso.

Jo Basile era quase um popstar na França, onde o acordeom era o principal instrumento na música típica que animava os bailes de rua, ao estilo Montmarte. Em excursão pelos Estados Unidos, Basile foi contratado pela gravado Audio Fidelite para gravar um disco intrumental de música francesa. A este, seguiram-se outros de música italiana, outro de mexicana, russa, todos de grande êxito.


Enquanto isso, o Bossa Três, com Luis Carlos Vinhas, no piano; Sebastião Neto, no baixo; e Edison Machado, na bateria, se apresentavam nos diversos clubes de jazz de Nova Iorque, em busca de um lugar ao sol na terra do jazz. Basile viu o grupo tocando e convidou os rapazes para gravar um disco com os temas que tocavam ali, o repertório básico do início da bossa nova.

O cd Bossa Três e Jo Basile não está editado no Brasil. O exemplar que ouviremos foi editado em Barcelona, Espanha, pelo selo Ubatuqui. Essa pequena gravadora barcelonesa tem publicado raridades da música brasileira que não estão disponíveis em nenhuma outra parte. E o Improviso divide com seus ouvintes essas pérolas raras e exclusivas de seu acervo.

Improviso vai ao ar, em Brasília, pela Senado FM, 91.7 no dial, sábado, às seis da tarde, com reapresentação na sexta-feira (12.06), às onze da noite.

2 comentários:

  1. Prezado Flávio,

    Gostei muito de seu programa. Tudo bastante didático e bem escolhido. Jo Basile e Bossa Três intercalados com Tamba Trio foi uma super-combinação. Já estou no aguardo do próximo programa!

    Saudações,
    Igor
    Brasília - Asa Norte

    ResponderExcluir
  2. Valeu Igor. Obrigado pela audiência. Espero que continue conosco porque ainda tem muita novidade por aí.

    Abraços,

    Flavio de Mattos

    ResponderExcluir